O fundador e CEO da empresa de mensagens criptografadas Telegram, Pavel Durov, foi preso neste sábado (24), ao desembarcar de seu jato particular no aeroporto de Le Bourget, em Paris, França. Ele vinha do Azerbajão, e estava acompanhado de um guarda-costas e da esposa.
O Telegram tem atualmente cerca de 700 milhões de usuários pelo mundo. A fortuna de Durov é estimada em US$ 15,5 bilhões (R$ 86 bilhões). O empresário vive atualmente em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
A Justiça considera que a ausência de “moderação” e “cooperação”com as autoridades, em relação às ferramentas oferecidas pelo Telegram, torna Durov cúmplice de tráfico de drogas, crimes contra crianças e fraudes – dizem as notícias. Todos aqueles que não cederem a tirania global serão perseguidos e presos, Elon Musk pode ser o próximo diante deste cenário catastrófico, imputando à ele os mesmos subterfúgios. Pavel Durov em uma rara entrevista exclusiva a Tucker Carlson em 17 de abril deste ano, relatou as ameaças por defender a liberdade.