NBB Trio: etapa de Campina Grande será no Parque do Povo, dias 7 e 8 de setembro

Publicado em Categorias Destaques, Últimas

O NBB chegou às ruas! De mãos dadas com a CAIXA, patrocinadora máster do maior campeonato de basquete do País, a Liga Nacional de Basquete (LNB) apresenta uma novidade para o calendário da modalidade no Brasil: o NBB Trio.

O NBB Trio é movimento cultural que terá um torneio nacional de basquete 3×3 de rua com 16 clubes do NBB CAIXA, que será realizado em três cidades brasileiras e Campina Grande, a Capital Nordestina do Basquete, será uma dessas sedes, entre os dias 7 e 8 de setembro, no Parque do Povo, firmando de vez a cidade e o estado da Paraíba como um dos grandes pólos do esporte no país.

O evento terá sua primeira etapa nos dias 24 e 25 de agosto, no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo (SP), das 9h às 17h. A entrada dos eventos será gratuita mediante doação de 1kg de alimento. O cadastro será feito no site NBBtix.com.br, a partir da próxima segunda-feira (19/08), às 18h.

“É uma satisfação enorme dar mais um passo rumo à massificação do basquete. Os praticantes do basquete de rua merecem um movimento grande e estruturado que celebre essa cultura. O NBB chegou às ruas, e chegou para ficar”, disse Rodrigo Montoro, presidente da Liga Nacional de Basquete.

Em todas as praças o NBB Trio será composto por três quadras de três contra três, sendo uma delas, a Quadra 1, destinada exclusivamente para o torneio profissional com os 16 clubes do NBB CAIXA – com direito a duas arquibancadas e painéis de LED no entorno.

Enquanto isso, as outras duas quadras serão ocupadas da seguinte forma: Quadra 2 terá um torneio amador local nas categorias Sub-16, Sub-18 e Livre, com disputas no masculino e no feminino. Já a Quadra 3 terá atividades abertas ao público, como clínicas, desafios, rachões e outras manifestações culturais.

Formato de disputa

O NBB Trio reunirá 16 clubes do NBB CAIXA para uma disputa de basquete de rua no formato 3×3, seguindo as regras da FIBA. Por se tratar de um evento promocional, é válido destacar que a disputa não contará pontos no ranking da FIBA para os participantes.

Os 16 times se enfrentarão em todos contra todos ao longo das três etapas classificatórias. Ao final dessa fase, os 12 melhores colocados avançarão à etapa final, que será disputada em formato de playoffs, com oitavas de final, quartas, semifinais e final, com jogos únicos e eliminatórios. Tudo em um único dia: em 5 de outubro, em São Paulo.

Finais

Dentro dos 12 primeiros colocados, os quatro melhores vão direto às quartas de final e ficarão de stand by. Já nas oitavas, os duelos entre 5º e 12º colocados acontecerão em cruzamento olímpico (5º x 12º, 6º x 11º, 7º x 10º, 8º x 9º). Nas quartas, os cruzamentos serão os seguintes: 1º x 8º ou 9º, 2º x 7º ou 10º, 3º x 6º ou 11º, 4º x 5º ou 12º.

Assim como as demais etapas do mata-mata, as semifinais acontecerão em jogo único, classificando os vencedores à grande final e dando a chance dos perdedores brigarem pelo bronze na disputa pelo terceiro lugar. Já na grande final, o vencedor levará para casa o grande prêmio.

Shares