Brasil em chamas: área queimada em agosto corresponde ao tamanho da Paraíba

Publicado em Categorias Destaques, Últimas

O Cerrado foi o bioma com a maior área queimada em agosto de 2024, com 2,4 milhões de hectares – (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O mês de agosto acumula quase metade (49%) da área queimada no Brasil desde Janeiro deste ano, com 5,65 milhões de hectares devastados pelo fogo. Segundo levantamento do Monitor do Fogo, do MapBiomas, divulgado nesta quinta-feira (12/9), essa extensão é equivalente a todo o estado da Paraíba (que tem 5,6 milhões de hectares).

Na comparação com agosto de 2023, as queimadas tiveram um salto de 149%. Isso significa que 3,3 milhões de hectares foram queimados a mais no mês passado na comparação com agosto de 2023.

São Paulo foi um dos destaques do período, pois 86% (ou 370 mil hectares) da área queimada no estado entre janeiro e agosto deste ano ocorreu no mês passado. O fogo atingiu predominantemente áreas agropecuárias (88,7%), especialmente de cultivo de cana-de-açúcar, com 236 mil hectares queimados. Os municípios mais afetados foram Ribeirão Preto, Sertãozinho e Pitangueiras.

Mais informações no site do Correio Brasiliense

Shares