A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) avançou dez posições no Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado nesta segunda-feira, dia 9, pelo jornal Folha de São Paulo. Conquistando 66,8 pontos, a instituição pulou da 50ª para a 40ª posição entre as 192 universidades nacionais analisadas.
As instituições – que têm como missão constitucional realizar ensino, pesquisa e extensão – foram avaliadas em cinco critérios (ensino, inserção no mercado de trabalho, pesquisa, internacionalização e inovação), partindo de metodologias utilizadas em rankings internacionais, mas com adaptações para o cenário nacional.
Comparada à avaliação do ano passado, além do elemento internacionalização, a principal mudança nos critérios de avaliação das universidades foi no quesito ensino que, em 2012, era restrita à pesquisa do Datafolha com pesquisadores cadastrados no CNPq. Este ano, o universo de entrevistados foi alterado para os professores cadastrados pelo Inep/MEC que fazem avaliações in loco de cursos de graduação.
Ranking de cursos
A Folha também ranqueou cursos de graduação nas 30 áreas com mais matrículas em 2011, nos quesitos Ensino e Inserção no Mercado de Trabalho.
Na avaliação de ensino, a UFCG se destaca com os cursos de Engenharia Elétrica e Ciências da Computação, que ficaram em 8º lugar nacional; e Engenharia Mecânica, em 18º.
Na avaliação de mercado, o destaque ficou para os cursos de Química, na 9ª posição, Engenharia de Produção e Enfermagem, na 13ª, e Medicina, em 15º lugar.
Marinilson Braga – Ascom / UFCG – com dados da Folha de SP