A convite do prefeito Romero Rodrigues, o produtor cutural Erasmo Rafael, assumiu a coordenadoria da Vila do Artesão – equipamento criado para dá suporte aos artesãos de Campina Grande – na comercialização, reciclagem e designer de produtos.
A Vila do Artesão é composta por Chalés (85 lojas), Praça de Alimentação, Administração, Galpões para Oficinas, sala para instalação temporária e um auditório com capacidade para 100 lugares.
Erasmo Rafael pra quem não conhece, tem experiência em gestão de equipamentos culturais, tendo em vista que já foi secretário de Cultura das cidades de Alcantil, Boqueirão, Queimadas e Riacho de Santo Antônio e no Governo do Estado foi o primeiro gerente de Arte Popular ao lado de Chico César na recém-criada Secretaria de Cultura do Estado, além de ter criado e dirigido o Centro Cultural Meninos de Alcantil.
Em visita ontem, na Vila do Artesão, Erasmo me afirmou que pretende dá uma dinamizada naquele equipamento cultural – importantíssimo para nossa cidade – investindo na capacitação dos artesãos, desde a identidade visual até o designer. E ainda: trazendo palestras de profissionais especializados sobre associativismo, vendas, embalagens e oficinas para a comunidade.
Ele também afirmou que vai desenvolver uma programação artística para o espaço desperte no público paraibano e e outras regiões a vontade de ir visitar. E dessa forma movimentar as vendas do artesanato. Pois, o talento e a criatividade do artista da Vila do Artesão se revela nas mais diversas formas, através dos mais variados materiais, técnica e expressões.
“Personagens criados refletem histórias de nossa cultura e do imaginário popular”. Ao partir não leve só saudades, leve lembranças de Campina Grande que você vai encontrar na Vila do Artesão!