Nos próximos dias 18 e 19 de agosto, será realizada, em João Pessoa, a quarta edição do Congresso Moveleiro do Nordeste, o principal evento do setor moveleiro da região, que tem o objetivo de unir o segmento, fortalecer a economia local, debater sobre o mercado nacional e internacional de móveis e sobre as expectativas de mercado para o setor.
O segmento moveleiro tem grande importância no fortalecimento da economia. Segundo levantamento da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – Abimóvel, o Brasil está na 6º posição no ranking de produção mundial, com 437,5 milhões de peças produzidas em 2020. Com isso, a indústria do mobiliário tem exercido um papel de destaque na cadeia produtiva da madeira.
Na Paraíba, a Associação dos Fabricantes de Móveis e Artefatos de Madeira – AMAP é uma entidade que busca desenvolver e fortalecer a indústria do mobiliário, representando os propósitos das empresas e apoiando as ações do setor no estado. Atualmente são mais de 45 empresas associadas na Paraíba, sendo as cidades de João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras e Guarabira as principais. A associação tem se engajado em ações e projetos de fortalecimento do setor, como por exemplo na realização de eventos que debatem sobre o setor.
Segundo João Paulo Ferreira, diretor da Real Marcenaria, empresa que faz parte da AMAP-PB, este ano, participarão do evento os representantes das principais entidades sindicais e associações empresariais do segmento moveleiro do Nordeste. Para ele, o evento é mais uma oportunidade de “elevar o nível de competitividade da indústria moveleira na região, de trazer representatividade, através de entidades sindicais, como a Abimóvel, e de tentar fazer a aproximação da cadeia produtiva com a cadeia fornecedora, para que o Nordeste seja cada vez mais competitivo em todos os aspectos”.
“O objetivo é também fortalecer o associativismo, que é uma das bandeiras que a gente levanta aqui na Paraíba, através da AMAP, sobre a necessidade de estarmos juntos, de estarmos cooperando para o crescimento e desenvolvimento do setor, através dessa troca de informações que só estimula as empresas que fazem parte e que estão sobre o guarda-chuva da AMAP. Queremos fazer com que isso tenha visibilidade e que esse mesmo sentimento e essa mesma postura possa ser replicada em outros estados vizinhos que também atuam no segmento moveleiro”, João Paulo Ferreira, membro da diretoria da AMAP.
Durante o congresso serão realizadas palestras e mesas redondas sobre exportação, o cenário do setor moveleiro no Nordeste, transformação digital na economia e discussões com representantes das entidades moveleiras da região, além de visitas técnicas nas principais empresas do setor.
As inscrições do primeiro lote podem ser feitas até a próxima sexta-feira, 05 de agosto. Para se inscrever clique aqui. Informações adicionais sobre o evento podem ser obtidas em www.amappb.com.br/conemov.