Entre os dias 17 de junho e 01 de julho, o SENAI Paraíba participou do COOL TRAINING 2023 – Treinamento para Instrutores e Especialistas Internacionais em Refrigeração Comercial com Fluidos Naturais, realizado no Centro de Treinamento BFS, localizado na cidade de Maintal, próxima a Frankfurt, na Alemanha.
Este é o segundo treinamento Cool Training realizado com instrutores brasileiros, por meio da parceria PBH-GIZ PROKLIMA. Nesta edição de 2023, participaram 15 instrutores de escolas técnicas de 11 estados do Brasil, entre elas a Escola do SENAI de João Pessoa. É a primeira vez que a Paraíba participa desse treinamento, resultado de uma parceria com a GIZ – empresa alemã de prestação de serviços de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável e o trabalho educacional internacional.
Esta capacitação internacional é organizada no âmbito do PBH – Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em cooperação com o programa PROKLIMA, da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, que conta com o apoio do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.
O Centro de Treinamento BFS é considerado a maior escola de refrigeração da Europa e uma das melhores e maiores do mundo. A partir da participação do SENAI/PB neste conceituado espaço de capacitação profissional internacional será possível levar treinamento qualificado para centenas de técnicos que atuam no estado na área de refrigeração e climatização. Inicialmente, a previsão é de sejam capacitados cerca de 300 profissionais no estado. “Esta foi uma experiência única. Estou extremamente grato pela oportunidade de participar dessa capacitação. Tenho o compromisso de aplicar os conhecimentos adquiridos em minha prática educacional e compartilhá-los com meus colegas. Os temas abordados foram altamente relevantes para o meu desenvolvimento profissional, e estou confiante de que o que aprendi contribuirá significativamente para melhorar minhas práticas educacionais”, destacou João Alisson da Silva, instrutor de refrigeração e climatização do SENAI/PB.