Paraíba está entre os cinco melhores estados do Norte e Nordeste em inovação

Publicado em Categorias Destaques, Últimas

A Paraíba  se consolida no Top 5 dos melhores estados do Norte e Nordeste no quesito inovação no Ranking de Competitividade dos Estados de 2024. O estado fica em quinto lugar na avaliação entre as duas regiões e em quarto lugar entre os estados nordestinos. O relatório, divulgado nessa quarta-feira (21), é desenvolvido pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e leva em consideração aspectos como Segurança PúblicaSolidez FiscalSustentabilidade AmbientalInovação, Infraestrutura, entre outros pilares.

Em relação aos indicadores individuais que compõem a categoria de Inovação, a Paraíba também se destaca ocupando o ranking com Informação e Comunicação em segundo lugar; Investimentos Públicos, Pesquisa Científica e Bolsa de Mestrado e Doutorado em terceiro lugar; Patentes em quarto lugar; e Empresas de Alto Crescimento em sexto lugar.

Apesar do cenário de queda visto em todo o Nordeste nos dados disponibilizados pelo índice, a Paraíba obteve um crescimento na avaliação geral do ranking, alcançando o primeiro lugar da Região em competitividade. O resultado é reflexo do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado junto às respectivas secretarias. Em relação aos investimentos na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, até o ano passado cerca de R$ 180 milhões foram investidos na área, já neste ano esse número é quase o dobro.

O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Cláudio Furtado, ressalta que os números são positivos e a tendência é que essa posição no ranking só cresça nos próximos anos. “A Paraíba tem feito seu dever de casa, investindo fortemente em Ciência, Tecnologia e Inovação. De 2019 para cá, foram aplicados mais de R$ 300 milhões nessas áreas e isso vai impactar cada vez mais nas melhorias desses índices”, pontuou.

Diante do cenário nacional, a Paraíba ficou na 11ª posição em Inovação. Nos desdobramentos dos indicadores, o estado se apresenta como um dos cinco melhores de todo o país em Pesquisa Científica e entre os dez para Informação e Comunicação, Investimentos Públicos em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e em Bolsa de Mestrado e Doutorado.

Shares