Ele nasceu no Piauí, estudou Psicologia em Campina Grande e hoje mora em Barcelona – na Espanha. Totó Passos – um ser humano da melhor qualidade que acumula em seu currículo profissões diversas: artista plástico, psicólogo, desenhista e atualmente personal shopper. Em seu coração leva muitos amigos da época em que morou na Paraíba.
E o que é um personal shopper? É um profissional que acompanha o cliente nas compras para auxiliá-lo na escolha do figurino, roupas e acessórios. Por isso o personal shopper deve conhecer os gostos e preferências do cliente para indicar a compra como se fosse a escolha da própria pessoa e sobretudo o que cair melhor de acordo com o biotipo e personalidade de cada um.
A jornalista piauiense Letícia Pereira fez uma matéria super especial com Totó e aproveitamos aqui para reproduzi-la já que Totó deixou muitos amigos na Paraíba.
O personal shopper piauiense Totó Passos mora em Barcelona na Espanha e trabalha com negócios de moda e o convidamos para falar um pouco mais sobre esta profissão e sobre a carreira dele”. Totó Passos formou-se em psicologia de recursos humanos em Campina Grande na Paraíba. Fez até mestrado na área. E foi lá mesmo na Paraíba que ele começou a se interessar por moda.
“Eu fui prestando atenção como os meus amigos que faziam o curso de desenho industrial criavam estampas para roupas, sapatos e móveis. Então dois deles começaram a me ensinar a criar e fazer estampas, e como usar as cores certas nos desenhos. Não deu outra, me apaixonei” conta ele.
Mesmo sem ter formação na área na época, ainda em Campina Grande, Totó fez pequenos cursos de verão de moda, criação de estampas e desenhos. Com isso ele começou a fazer camisetas com desenhos diferenciados e personalizados para vender a estudantes das universidades na capital paraibana.
Não demorou muito ele começou a trabalhar em lojas de roupas que vendiam marcas famosas de todo o Brasil no shopping. Ele sentiu a energia da moda e passou a gostar de tudo o que se referia a roupas, desfiles, estilistas, fotos, desenhos, estampas e o mundinho fashion. Totó ficou fascinado e começou a estudar e fazer pesquisas para saber mais e estar sempre informado com esse universo tão vasto que é o da moda.
Depois de formado Totó resolveu voltar para Teresina e com o tempo abriu um atelier e uma loja como micro empresa. Ele produzia camisetas, bermudas masculinas e também roupas para mulheres com um estilo diferenciado. Suas peças tinham um design estilizado, eram criações próprias desde a estampa e os desenhos. A marca de roupas se chamava RES NULLIUS que em latim é “coisa de ninguém”. Ele criou várias logomarcas com o nome para lançar no comércio de Recife e Teresina.
O atelier foi inaugurado no bairro São Cristovão em 1997 e fechou no começo de 2005 quando Totó resolveu que queria se aperfeiçoar e aprender mais sobre moda na Europa. Ele se matriculou no curso de padronagem industrial na universidade de moda IDEP em Barcelona com o total de um ano e meio de curso com direito a visto estudantil para viver e trabalhar com moda na Espanha.
Com nove meses de curso Totó achou que já sabia cortar roupas, tirar moldes e fazer modelagem. Daí ele resolveu aproveitar melhor a oportunidade de estudar moda na Europa para aprender mais e mudou para o curso de assessoria de imagem que era de 8 messes.
“Eu achei mais qualificado e mais abrangente com o tema de moda e temas variados sobre fotos, comportamento, marketing, assessoria, comunicação, cores, tendências, moda, psicologia da moda e tudo o que envolvia o mundo maravilhoso que é o de vestir e produzir pessoas e passei a conhecer como funciona esse mundo através de empresas e agências de modelos”.
Para quem deseja seguir nesta área Totó reforça a importância da qualificação profissional e da busca incessante por novos conhecimentos sempre. Em Barcelona ele foi fazendo pesquisa em bibliotecas e escolas de moda para poder absorver mais conhecimento sobre moda, marketing e fotografia. Durante meses ele fez pesquisa visual e de fotografia de tendências nas ruas, metrôs, festas, exposições, eventos de moda e desfiles.
“O que mais eu percebi foi o forte envolvimento que o mundo da moda tem em lançar tendências de roupas, estilos, cores, tipos de cabelo, grupos de pessoas e muitas outras coisas que a rua te oferece para você estudar e ter sensibilidade para saber analisar tudo. Percebi que a rua é uma escola viva, rápida e de graça que se você tem uma capacidade de ver como se processa você aprende muito rápido o que vai ser tendência no verão, primavera e inverno e o que as pessoas vão usar porque vai ser lançado no mundo fashion da moda europeia”, afirma.
Em Barcelona ele fez muitos cursos de verão que lhe rederam experiência e aprendizado para ser uma pessoa mais criativa e autêntica.
O piauiense mostra com a própria experiência que é preciso reconhecer a hora de mudar. Ele explica que atualmente Barcelona passa por uma crise muito forte de desemprego que atinge vários países da Europa. E por isso, mais uma vez ele resolveu sair da zona de conforto e ir á luta. Totó foi aos bairros e às ruas para pesquisar lugares, lojas, atelier, fábricas, feiras e locais de vendas de roupas usadas, lojas de criações de roupas exclusivas e de estilistas espanhóis. Assim ele elaborou um roteiro de compras e de moda em Barcelona para trabalhar como personal shopper ou guia de compras para pessoas que saem do Brasil para fazer compras e conhecer Barcelona, a cidade das artes e da moda.
“Eu agora trabalho como guia de compras e como já vivo aqui há oito anos, tenho minha identidade e cidadania espanholas. Trabalho há um ano como guia e estou bastante feliz porque estou sempre aprendendo mais sobre comportamento de consumo das pessoas e suas necessidades e ainda estou sempre atualizado com a moda no Brasil e no mundo”.
Se o cliente quer um roteiro só de compras ele faz. E para quem quer juntar compras, passeios turísticos e gastronomia ele elabora um roteiro com um dia para cada coisa e assim o turista poupa tempo e dinheiro.
Barcelona é uma cidade onde o custo de vida é muito caro e que tem muitas coisas para se conhecer, afirma Totó. No trabalho como guia ele cobra por pessoa, com alimentação e transportes inclusos. Já se for um grupo, o preço sai muito mais em conta.
Totó se orgulha de conhecer Barcelona de uma ponta a outra e sabe como chegar aos lugares otimizando tempo e dinheiro. “O meu cliente se sente mais a vontade ao se locomover pela cidade com segurança e ficar conhecendo lugares e lojas, poupando tempo e desfrutando melhor da viagem”. Ele ajuda também na língua, já que muita gente tem dificuldade em falar o castelhano.
A história de Totó é mais um exemplo de que a vida é dinâmica. E a nossa carreira profissional também pode ser. Quando nos permitimos fazer algo novo e diferente podemos ter uma certeza, vamos ampliar os nossos horizontes e a nossa de rede de relacionamentos também.
O Totó Passos tem uma pagina na rede social Facebook onde ele sempre dá dicas de compras em Barcelona. Visite a pagina e converse com ele: https://www.facebook.com/toto.passos