Com a chegada do mês de junho, a região Nordeste tem um dos seus principais momentos no ano, o São João, quando diversas cidades dos estados nordestinos enfeitam-se para receberem as festas juninas. Acompanhando a popularidade destas festividades, marcas de vários segmentos escolhem o período para mirar no público nordestino e investir em ações locais. Caruaru, em Pernambuco, e Campina Grande, na Paraíba, são as cidades que disputam o título de “maior São João do país”, reunindo juntas um público que supera quatro milhões de pessoas. Por conta disso, lideram grande parte das iniciativas dos anunciantes, embora os investimentos das marcas costumem ir bem além destas festas.
Um dos destaques do São João deste ano fica por conta da participação da Uber justamente em Caruaru. Como patrocinadora oficial da festa na cidade, ela montou uma roda-gigante no local, além de uma operação especial para garantir a mobilidade das pessoas durante as festividades. “Há dois anos a Uber começou a chegar ao Nordeste, mas só no ano passado a nossa operação alcançou todas as capitais e principais cidades do interior. De imediato, percebemos a importância do São João para a região”, explica Michele Biggi, gerente geral da Uber para o Norte e Nordeste. Com esta constatação, a empresa aproveitou para investir em Caruaru mas também em outras festas de São João na região como em Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Recife (PE), onde promoverá este ano edições do “Arraiá Conectado”, uma festa gratuita com atrações locais. A marca também apoia grandes festas em outras capitais, como Natal (RN), Teresina (PI), Aracaju (SE), São Luís (MA) e Maceió (AL).
Também de olho na força do mercado nordestino, a Cielo estará presente em Caruaru e Campina Grande, com a plataforma Cielo Movimenta. A ideia é movimentar o comercio local das duas cidades com promoções e ativações exclusivas. As ações, criadas pela BFerraz, foram desenvolvidas para atender tanto barraqueiros e lojistas, quanto consumidores finais. As marcas de cervejas também voltaram-se para a região. Em seu primeiro ano como cerveja oficial da festa de Caruaru, a Schin preparou uma série de ações, entre elas, o Baião do Gonzagão, um espaço de 450m2 aberto ao público com música, tradições nordestinas e a história do cantor e compositor Luiz Gonzaga, o Gonzagão. A participação da marca nas festas inclui ainda uma campanha que conta com um comercial que traz um encontro entre Ivete Sangalo e Luiz Gonzaga em holografia, criado pela TracyLocke. Já a Ambev está presente no São João nordestino com a Skol patrocinando festas públicas e privadas nos estados da Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Além das marcas citadas, a Primor, margarina da Bunge, investiu em uma ativação em Campina Grande, onde é patrocinadora oficial da festa. Em seu segundo ano participando do evento, a marca montou a Casa Primorosa. A ação, assinada pela Bullet, envolve um espaço que representa três ambientes de um lar e conta a história de 60 anos da Primor, data celebrada este ano. “Queremos fortalecer e estreitar o relacionamento da marca com os consumidores, além de retribuir a preferência”, explica Rosangela Barbosa, gerente de marketing de Bunge/Primor; a marca é líder do seu segmento no Nordeste. A Nestlé também terá ações na região com Maggi e Nescafé. Com a primeira, terá um camarote exclusivo em Caruaru. Já Nescafé fez um investimento de aproximadamente R$1 milhão nos festejos juninos, valor que inclui um estande interativo em Campina Grande, além da distribuição de produtos e ativações em mais de 100 pontos de vendas em Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.