PROJETO DE ESCOLA DO SESI DA PB É SELECIONADO PARA MOSTRA INTERNACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Publicado em Categorias Destaques, Últimas

O impacto ambiental causado pelo descarte irregular de materiais como o plástico no meio ambiente, acaba se torna um desafio, numa conjuntura onde o material é cada vez mais utilizado no cotidiano da população. E pensando nessa problemática os estudantes da Escola Dionísio Marques de Almeida do SESI, na cidade de Patos, desenvolveram um projeto que pretende por um fim nesse problema.

A equipe formada pelos alunos do 3º ano do ensino médio, Andresa Onassis Chagas da Silva, Bruno Cézar de Medeiros Santos e Rauanny Silva Alves de Lucena, sob a orientação do professor Rafael Sales Brito Fernandez Vasquez, desenvolveu uma pesquisa voltada a produção de bioplástico, a partir da palma forrageira, opuntia cochenillifera de modo a contribuir com a sustentabilidade e com a rentabilidade de potenciais produtores da planta.

O projeto foi selecionado para a 35ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec, feira que reúne centenas de estudantes do Brasil e de outros países. O evento acontecerá de 09 a 11 de dezembro, de forma virtual, com transmissão pelo YouTube Mostratec Liberato.

Considerada a maior feira do gênero, na América Latina, a Mostratec reúne trabalhos voltados para as áreas científicas e tecnológicas. Na programação jovens pesquisadores abordam temas que mais impactam suas respectivas comunidades e buscam encontrar soluções inovadoras por meio da pesquisa e da prática. 

A proposta da equipe da Escola do SESI é expandir o mercado de opções para produtos e matérias primas sustentáveis e biodegradáveis, e também aumentar a renda do agricultor produtor e dar outra utilidade para a planta utilizada.

O trabalho que começou no mês de maio, está sendo desenvolvido em várias etapas. Inicialmente foi realizado um levantamento de temas e questão problema, em seguida, a equipe participou de um curso ápice, depois realizou um estudo sobre o tema, fez fichamento, desenvolveu um plano de pesquisa, com a elaboração e aplicação de um questionário, e está sendo concluído com um relatório final.

Toda a programação da Feira e informações adicionais estão disponíveis no site da Mostratec.

Shares