PRESIDENTE DA FIEP RECEBE IMPRENSA, APRESENTA DADOS DO SETOR INDUSTRIAL DESTE ANO E FAZ PROJEÇÕES PARA 2021

Publicado em Categorias Destaques, Últimas

Na tarde desta quinta-feira, 10/12, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha concedeu entrevista coletiva para veículos de comunicação de Campina Grande, onde fez um balanço do desempenho do setor industrial este ano, realizou projeções para o ano de 2021 e fez o lançamento da Passarela de Integração do SESI e SENAI em Campina Grande.

Na ocasião, Gadelha falou dos desafios e sofrimento que a Pandemia trouxe para todos no decorrer deste ano. E lamentou não poder realizar uma confraternização com a Imprensa, algo que tradicionalmente a FIEP realiza a cada ano.

O presidente comentou sobre o impacto do coronavírus na indústria. “Apesar do setor não ter paralisado aqui na Paraíba, houve um crescimento da demanda por produtos diversos, o que gerou falta de matérias primas e insumos necessários para a produção de bens, alimentos e suprimentos, os estoques esvaziaram em alguns setores e a indústria fez o que pode para não afetar o fornecimento de produtos no comércio. Agora o setor vem se recuperando de forma esplêndida, e a indústria brasileira é quem mais emprega, exporta, quem recolhe mais impostos federais, e é o grande motor do Brasil.

Segundo ele, a Indústria é um dos setores que mais emprega no Brasil. “ Atualmente, o setor industrial emprega cerca de 114 mil pessoas, fica muito próximo do setor de serviços que tem um quantitativo de 170 mil trabalhadores. E estamos otimistas para o ano de 2021, porque percebemos que o cenário começa a mudar. O dólar está caindo, as ações da bolsa de valores subiram, o que demonstra claramente que há uma crença inusitada no desenvolvimento do país”, afirmou.  

O presidente aproveitou a presença da Imprensa para apresentar a maquete da Passarela de Integração SESI SENAI. Uma estrutura que será construída entre as unidades no bairro da Prata, em Campina Grande, aproximando ainda mais alunos e colaboradores das instituições, que poderão utilizar de forma integrada os laboratórios e salas de aula, fazendo um deslocamento de forma rápida e segura. As obras da passarela deverão ser iniciadas em 2020, em período a ser definido.

Durante a Coletiva, Daniela Almeida, do departamento de Economia da FIEP, apresentou para os jornalistas dados que comprovam o potencial da indústria na Paraíba.

De acordo com a economista, o estado tem um PIB Industrial de R$ 8,8 bilhões de reais. A Paraíba possui 6 476 industrias que juntas são responsáveis por 77,1% das exportações do estado. E mesmo num ano desafiador para a Economia, a indústria paraibana acumulou um saldo positivo de 1324 empregos, segundo o CAGED divulgado no mês de outubro.

Para acompanhar a Entrevista Coletiva na íntegra acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=kKocvagzALg

Shares