SESI Museu Digital celebra 4 anos de fundação com novos equipamentos

Publicado em Categorias Destaques, Últimas

Uma noite festiva, com a presença de autoridades políticas, memorialistas, historiadores e membros da Associação Médica de Campina Grande, marcou a celebração dos quatro anos de fundação do SESI Museu Digital.

Para comemorar a data, o museu ganhou novos equipamentos, como a exposição fotográfica “Memórias Impressas de Campina Grande” e o recurso digital (Toten) intitulado Ala Médica Campina Grande.

A exposição “Memórias Impressas de Campina Grande” reúne 14 fotos artísticas de cartões postais da cidade. São imagens históricas, a exemplo da construção da sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), do Abrigo Maringá, e de tantos outros monumentos que fazem parte do passado e presente da Rainha da Borborema.

Já na Ala Médica Campina Grande é possível acessar a história da medicina no município numa linha do tempo, e descobrir quem foram os primeiros profissionais que atuaram, os responsáveis pela criação do primeiro curso de medicina, pela fundação da antiga sociedade médica, a criação da antiga maternidade, e também os profissionais que continuam se destacando no exercício da profissão. A Ala Médica foi organizada com o apoio do médico urologista André Brasileiro, que colaborou com a pesquisa para construção dos textos acessados no Toten do SESI Museu Digital.

A superintendente de Relações Públicas da FIEP e gestora do projeto, Katarina Leite, representou o presidente da FIEP, Francisco Gadelha. Durante a solenidade ela falou sobre os novos equipamentos que o SESI Museu Digital recebeu e lembrou que o espaço, que ela ajudou a montar, contribuiu para que Campina Grande recebesse o título de Cidade Criativa, concedido pela Unesco, na categoria Artes Midiáticas.

Tenho um carinho muito especial por esse museu, que ajudei a estruturar, e a partir de agora, com a criação da Ala Médica no Museu, teremos um equipamento colaborativo onde estaremos acatando e preenchendo esse espaço com mais informações sobre a história da medicina em nossa cidade, dando ainda mais consistência ao nosso acervo. Hoje Campina Grande celebra o Museu Digital, ontem comemoramos uma grande vitória que a nossa cidade teve, com o recebimento do título de Cidades Criativas da UNESCO, e muito nos orgulha, enquanto representantes do SESI, saber que esse museu foi também um impulsionador para que conquistássemos esse título. O nosso desejo é que a cidade continue sendo referência em tecnologia e inovação”, ressaltou Katarina Leite.

Representando a Associação Médica de Campina Grande, o médico Evaldo Dantas, presidente da entidade, enalteceu a iniciativa da Federação das Indústrias em resgatar a memória histórica da medicina na cidade.

“Quero parabenizar o presidente da FIEP e todos os representantes do SESI pela criação de uma nova área aqui no museu que trata a história da medicina em Campina Grande, porque aqui temos uma memória dos profissionais que contribuíram com a cidade, salvando vidas, a exemplo de Assis Chateaubriand primeiro médico a trabalhar aqui na Rainha da Borborema. Profissionais como Elpídio de Almeida, que fundou a faculdade de medicina de Campina, entre tantos médicos que edificaram a nossa profissão, e outros que continuam colaborando com a população desta cidade”, enfatizou Evaldo Dantas.

Durante a programação de aniversário do SESI Museu Digital, os convidados acompanharam um recital com o Quinteto Opus Combo Jazz, e puderam visitar as Unidades Móveis do SESI (Educação) e (Saúde Ocupacional), e do SENAI (Energias Renováveis), para conhecer as metodologias e tecnologias utilizadas pelas instituições durante o processo de formação do seu alunado.

SESI Museu Digital

Inaugurado no dia 07 de novembro de 2017, o SESI Museu Digital é um espaço pioneiro na Paraíba que agrega tecnologias, recursos cenográficos e cinematográficos, recursos multimídias e experiências sensoriais em um só lugar.

A estrutura interna do Museu conta com uma sala com tela de projeção de nove metros, mapa digital, vídeo wall, karaokê, espaço selfie, espaço para exposições itinerantes, óculos com filme em realidade virtual, jogos interativos, entre outros mecanismos.

Shares