SENAI da PB firma parceria com empresa de Isolamento Térmico para capacitar instrutores da área da Construção Civil

Publicado em Categorias Destaques, Últimas

Um grupo de instrutores do Centro de Formação Profissional José William Lemos Leal, do SENAI, em Bayeux participou nos dias 19 e 20 de fevereiro de uma capacitação na área de isolamento térmico, onde foram preparados para aplicar, o 3TC, um novo isolante que pode ser aplicado em coberturas e estruturas de alvenarias.

A tecnologia foi desenvolvida por uma empresa de Belo Horizonte, e controla de forma eficiente, as formas de transferência de calor, diminuindo o calor nos ambientes, reduzindo os custos com energia elétrica, visto que os equipamentos de refrigeração trabalham com uma capacidade menor.

A capacitação com carga horária de 16h, envolvendo atividades teóricas e práticas foi conduzida pelo sócio representante da 3CT Isolamentos, Ricardo Valentini, e contou com a participação de todos os instrutores da unidade do SENAI. A ideia é que o SENAI de Bayeux ofereça em breve um curso nesta área.

A parceria entre a 3CT Isolamento e o SENAI da Paraíba, via Centro de Formação Profissional José William Lemos Leal, surgiu durante a Construcon 2023, havendo os devidos alinhamentos que resultaram no  treinamento e na oferta futura de cursos.

Entre os participantes, a instrutora Luciana Lira, que é engenheira e arquiteta, e mestranda em engenharia civil. Para ela a vivência prática oferecida na capacitação trouxe conhecimentos que irão aprimorar o trabalho de todos os participantes.
“O treinamento nos ajudou a conhecer a tecnologia da 3TC, realizando na prática a instalação em várias situações construtivas, o que nos proporciona autonomia para fazer a aplicabilidade do isolante térmico. Além disso, o suporte teórico foi primordial para se ter o entendimento da tecnologia e da sua aplicação na construção civil”, afirmou Luciana.

Outro ponto importante de acordo com a instrutora, foi a análise da redução da temperatura através da termografia, pois conseguimos verificar os padrões de desempenho que essa tecnologia traz, sem contar que é necessário para o profissional da construção civil estar preparado para lidar com as novas tecnologias que trazem benefícios para toda a sociedade, pontuou.

As características do 3TC Isolamento permitem sua produção em rolos ou placas, adaptando-se a qualquer tipo de estrutura metálica e de sistema de cobertura, além de dispensar a utilização da telha inferior. Além de ser uma tecnologia patenteada, apresentar eficiência térmica, ela não propaga chamas, tem resistência à umidade, e possui praticidade de manuseio, e agilidade na instalação, e um melhor aproveitamento do material.

Informações sobre os cursos e serviços oferecidos pelo SENAI em Bayeux, podem ser obtidas através do telefone: (83) 2108-8700.

Shares