OBSERVATÓRIO – Campina Grande terá a primeira Escola Astrofísica da Paraíba

Publicado em Categorias Últimas

astros site astros

ASTROFICA 2 ASTROFISICA

Com o objetivo de divulgar a Astrofísica nos cursos de graduação em Ciências Exatas e atrair o interesse de alunos para esta linha de pesquisa, a Universidade Estadual da Paraíba e a Universidade Federal de Campina Grande criaram a primeira Escola de Astrofísica da Paraíba. Para promover a iniciativa, entre os dias 9 e 11 de junho serão ministradas aulas de Astrofísica, em Campina Grande. Os interessados em participar podem fazer inscrição até o dia 12 de maio. Ao todo, estão sendo ofertadas 150 vagas.

A iniciativa conta com apoio do Observatório Nacional (ON) e está sendo organizada pelos professores Rodrigo Holanda, vinculado ao Curso de Física da UEPB; Eduardo Passos, da UFCG, e Jaílson Alcaniz, do Observatório Nacional. As aulas teóricas acontecerão de forma intensiva durante os três dias do curso, das 9h às 17h, no Auditório do Centro de Extensão José Farias Nóbrega da UFCG.

Podem participar os portadores de diploma de nível superior ou graduandos na área de Ciências Exatas, que podem se inscrever através do preenchimento de formulário na página do evento. Ao final, receberão certificados aqueles que comprovarem participação integral no curso.

Durante a abertura do evento será ministrada a palestra “Projeto IMPACTON: um observatório astronômico no sertão”, pela professora Teresinha Rodrigues, integrante do ON e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). De acordo com o professor Rodrigo Holanda, “será a primeira vez que haverá, na Paraíba, um evento de Astronomia com a presença de tantos pesquisadores de fora, todos integrantes do Observatório Nacional”.

Outras informações podem ser adquiridas através da página do evento  http://www.on.br/ecg ou do e-mail holanda@uepb.edu.br.

0Shares