FOTOS – ROGÉRIO FREIRE
Os alunos do curso de Pós-graduação em Moda e Mercado da Faculdade SENAI da Paraíba foram os autores das peças que estão em evidência na exposição “Tribos Urbanas”, que acontece na expansão do Partage Shopping até o dia 09 de novembro.
O objetivo do evento é despertar uma visão de mercado em potenciais empreendedores no que diz respeito à necessidade de desenvolver outro olhar sobre o mercado de moda.
De acordo com a coordenação de Pós-Graduação da Faculdade SENAI, a exposição é resultado de estudos desenvolvidos através de três disciplinas práticas que levaram os alunos a um trabalho de campo detalhado sobre as tribos que representam a moda em Campina Grande. Os alunos da Pós-graduação do curso Moda e Mercado realizaram pesquisas in loco sobre a produção visual de looks inspirados nessas tribos urbanas.
Os alunos entrevistaram jovens, identificaram tendências e estilos. Deste material, eles produziram um vídeo, textos, fotos e criaram uma vitrine sobre as “Tribos Urbanas” que intitulam a exposição. A iniciativa contou com a parceria dos alunos do Curso de
Comunicação Social (Jornalismo) da Universidade Estadual da Paraíba UEPB, que escreveram os textos que descrevem todo o processo de criação da exposição. Tribos Urbanas – Os movimentos de cultura de moda, que envolvem o vestuário dos adolescentes nas cidades contemporâneas, têm sido identificados como movimentos que se reconhecem como “Tribos Urbanas”.
As “Tribos Urbanas” surgem da necessidade dos jovens de se agruparem, pertencerem a um grupo e criarem uma identidade. É considerado um fenômeno juvenil dos grandes centros e se multiplicaram nas últimas décadas. Dessa forma, cada grupo (tribo) possui uma estrutura interna própria, desenvolvendo sua “subcultura social urbana” desde hábitos, condutas, pensamentos, filosofia, vocabulário, preferências musicais, políticas, religiosas, maneira de se vestir.
Informações sobre o evento pelo telefone (83) 3182-3738