SESI e o Parque Tecnológico da Paraíba lançam cartilha nutricional

Publicado em Categorias Destaques, Últimas

Na manhã desta terça-feira, 02, o SESI e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba lançaram, na Alpargatas, uma cartilha eletrônica com informações e orientações nutricionais. Participaram da apresentação a diretora técnica da Fundação Parque Tecnológico, Nadja Oliveira, a CEO da startup Capacitech, Gabriela Fernandes, a colaboradora e membro da equipe técnica da Fundação PaqTcPB, Camila Costa, e do SESI estiveram o gerente do Centro de Atividades João Rique Ferreira, Edson Carneiro, a coordenadora técnica do projeto, Emilanir Maia, o nutricionista, Eudes Santos e a educadora física, Ginane Felix. Além da Alpargatas, outras indústrias e trabalhadores que se interessarem também poderão ter acesso à ferramenta.

A cartilha eletrônica foi desenvolvida por meio de uma parceria entre o SESI/PB e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, e pensada dentro dos objetivos globais de desenvolvimento sustentável, buscando a promoção do bem-estar e da saúde para o trabalhador da indústria, propiciando através da incorporação de tecnologia, uma proposta inovadora de educação e orientação. 

Gabriella Fernandes, CEO da startup Capacitech, responsável pelo desenvolvimento da cartilha, explicou que a criação desse projeto foi realizada em conjunto com uma equipe que reuniu nutricionistas e educadores físicos para conseguir agregar informações necessárias e que pudessem, de fato, gerar impacto na vida daqueles que vão consumi-las. “A partir da encomenda tecnológica nós tivemos que reunir uma equipe de profissionais da Nutrição e da Educação Física, para conseguirmos desenvolver uma cartilha com um modelo mais simplificado e uma linguagem mais aberta para que atendesse desde um operador do chão de fábrica até uma diretoria. Então a gente tem textos, imagens ilustrativas, vídeos e algumas experiências do usuário justamente com essas aplicações para que todo esse material pudesse, de fato, ser aplicado ao dia a dia do trabalhador e não só uma cartilha que tivesse algumas orientações. Então a gente teve todo esse cuidado com a equipe para produzir um material simplificado e que pudesse ser atrelado ao dia a dia do colaborador”, disse. 

A cartilha proporciona uma experiência ao usuário através de vídeos explicativos e ferramentas interativas, como autoavaliações, informações sobre ingestão de água e da necessidade alimentar. Além de apresentar funções de formação e capacitação continuada do trabalhador da indústria no que tange à sua saúde, a cartilha eletrônica de orientação nutricional propõe ao leitor passos importantes na promoção de sua saúde como reeducação alimentar, combate ao sedentarismo, estimulando uma alimentação mais saudável e a manutenção de uma rotina que possa transformar a saúde, melhorando aspectos da saúde física, mental e social.

Segundo o nutricionista do SESI Paraíba, Eudes Santos, “a elaboração dessa cartilha é muito importante porque possibilita a disseminação de orientações nutricionais para os trabalhadores e seus dependentes, que também vão receber essas informações através do interlocutor, que é o trabalhador da indústria”. Para o nutricionista, a cartilha é uma forma de levar ganhos para a sociedade, além de impactar positivamente na produtividade das empresas. “Então a sociedade ganha com mais qualidade de vida e a gente vê que essas ações de promoção da saúde de orientação nutricional e de qualidade de vida, surtem efeitos também na questão da produtividade na empresa, além do ganho com a saúde que todos esses colaboradores vão ter com todos esses cuidados associados a alimentação e hábitos de vida”, relatou. 

A criação dessa cartilha é mais uma ação da área de Saúde e Segurança na Indústria do SESI Paraíba, com foco na promoção da saúde dos trabalhadores, impactando positivamente para a melhoria do bem-estar e redução dos afastamentos.

Shares