O novo Hyundai i30 2013 adota a proposta de estilo da Hyundai chamada ‘fluidic sculpture’, ou escultura fluída, este padrão de design já está presente em modelos como o ix35, Sonata e Elantra. No caso do i30 o grande destaque é a dianteira que ostenta uma enorme entrada de ar no para-choque integrado com a grade dianteira em forma hexagonal, que de acordo com a versão pode trazer acabamento cromado. Os faróis são bem maiores que os da geração anterior, e chegam a lembrar o Sonata e o i40 vendido na Europa. Como dissemos tudo é novo, as formas das laterais do carro trazem vincos mais salientes e apresentam mais volume, passando uma aparência mais robusta ao i30, na traseiras as lanternas possuem formato único, elas invadem as laterais e se sobressaem da carroceria, a tampa do porta malas também traz visual diferenciado, ela possui ângulos retos e prioriza o espaço no porta-malas.
O novo Hyundai i30 ficou maior em relação a antiga geração, agora o carro mede 4.30 metros de comprimento (6 cm maior que o antigo i30), por 1.78 m de largura e 1.47 m de altura. O espaço interno traseiro foi ampliado em 10%, assim como o porta malas que agora leva 378 litros, contra 340 litros da geração anterior.
Por dentro também é tudo novo, o i30 2013 segue o atual padrão de qualidade da Hyundai, com um painel de formas modernas e um console central em forma de torre ao centro, os revestimentos também foram melhorados, assim como a qualidade do acabamento, claro que não há exageros, o i30 não é nenhum carro de luxo porém os detalhes receberam uma atenção melhor por parte dos engenheiros da Hyundai, materiais na cor prata quebram um pouco a sobriedade do ambiente e passam mais esportividade.
A lista de equipamentos passa agora a incorporar itens mais tecnológicos, como um moderno sistema multi-mídia com tela touch-screen de 7 polegadas, que integra funções de som, vídeo e outras informações essencial sobre o carro além de contar com navegador GPS. Outro destaque é o volante com assistência elétrica Flex Steer™, desenvolvida pela Hyundai, ele permite ao motorista escolher entre três modos de operação: Confort, Normal e Sport. O sistema pode ser usado para variar o grau de assistência e “feedback” do volante, tornando a condução do carro mais divertida ou mais confortável. O novo i30 traz ainda acessórios inéditos como ar-condicionado dual zone (com duas zonas independentes de temperatura), seis airbags de série, freios com ABS, EBD, controle eletrônico de estabilidade ESP além de VSM (gerenciamento de estabilidade do veículo).